Preço do Longboard

Longboard, originalmente, é o nome de uma prancha de surf bem longa. No entanto, o que vem virando moda no Brasil ultimamente é o chamado skate longboard. A diferença entre este e o skate convencional é o tamanho do shape (prancha), como o próprio nome já aponta, que no longboard tem cerca de 40 polegadas (um metro), embora existam pranchas ainda maiores.

Enquanto que no skate convencional o grande barato são as manobras, no longboard a diversão mais comum é descer morros e ladeiras, no chamado longboard downhill. Outra prática comum no skate longboard é imitar as manobras de surf e snowboard em ruas ou pistas inclinadas.


Pesquisar preços de skate longboard no Mercado Livre


Foto de longboard downhill. Onde comprar longboard online


Tamanho do longboard

Os shapes de longboard costumam ter de 84 a 150 centímetros de comprimento por 22,8 a 25,4 centímetros de largura.


Equipamentos de proteção

Os equipamentos do longboard são similares ao do skate convencional, exceto pelas luvas deslizantes. A maioria dos longboarders (praticantes de longboard) utilizam luvas e capacete, considerados essenciais para a prática segura do esporte. Além disso, também são comuns os macacões de couro, protetores de pulso, joelheiras, cotoveleiras, protetores de coluna e calções almofadados. As luvas deslizantes (sliding gloves), indispensáveis na prática do sliding e downhill, costumam ser feitos de materiais resistentes, tais como couro e tecidos sintéticos, e têm grandes discos anexados à palma. Tais discos servem para proteger as mãos do atleta quando ele as usa como ponto de apoio durante as manobras no chão. Os discos geralmente são feitos de polímeros sintéticos, como o delrin, UHMW ou corian.

Outro equipamento comum é o big stick, uma pá com cerca de 1,5 metro de comprimento, e que, às vezes, conta com rodas ou uma borracha na extremidade. Serve para propulsionar o skatista sem que ele use as pernas.


Pesquisar preços de peças e longboards completos no Mercado Livre

Componentes de um longboard

Shape
Também chamado de deck ou prancha, o shape geralmente é feito de madeira e tem de 1 a 2 centímetros de espessura. Disponíveis em diversos tamanhos, cada shape é mais adequado a uma prática de longboard. Os modelos são conhecidos como pintail, drop-through, drop deck, híbrido (hybrid), e cruiser.

Truck
Trucks são os eixos do skate longboard, a parte onde se encaixam as rodas, os rolamentos e o amortecedor que ameniza os impactos de um pulo. Geralmente são feitos de metal.

Amortecedores
Também conhecidos por "borrachinhas" ou bushings (nome em inglês), servem justamente para amortecer os movimentos. Ficam entre o truck e a prancha de metal que liga o truck ao shape.

Elevadores
Também chamados riser pads, essas peças servem para elevar a distância entre as rodas e a prancha, de modo a prevenir que as duas se encostem durante as manobras. Os elevadores geralmente são feitos de plástico ou bambu.

Rolamentos
Rolamentos são ligados à roda para que ela gire suavemente. Geralmente são feitos de aço, titânio ou cerâmica.

Rodas
No caso do longboard, as rodas geralmente são feitas de um material chamado uretano, e têm de 65 a 107 milímetros de diâmetro. De acordo com a posição em que se encaixam os rolamentos, as rodas podem ser do tipo centerset, side-set e offset.


Modalidades do longboard

Freeriding - qualquer estilo de skate downhill (ladeira abaixo), incluindo drifting, sliding, carving e manobras agressivas.

Speedboarding - foco em atingir a maior velocidade possível.

Slalom - desviar de cones.

Crusin - andar de maneira confortável, passeio.

Carving - descer uma ladeira "cavando" de uma lado para outro, em curvas agressivas e rápidas, bem parecido com o surfe.

Long Distance - o foco é remar longas distâncias.

Boardwalking - também chamado de "dancing", desafia a habilidade do skater para fazer e criar manobras e truques sobre o deck.

Technical Sliding - consiste em realizar manobras como rotações, com ajuda de luvas, joelheiras e pequenos pulos.


Manobras de longboard

Assim como no skate, o longboard conta com uma infinidade de manobras. Entre as mais comuns estão: ollie, shuvit, pop shuvit, flamingo, slides, rotações de 180° e 360°, kickflip, backflip, heelflip, chop the wood, the pineapple...

Para conferir manobras de longboard, incluindo dicas, passo a passo e vídeos tutorial, acesse o blog Eu amo longboard.


Marcas de longboard

As principais marcas de skate longboard são as seguintes: (clicando nos links você confere preços de longboard no Mercado Livre, o maior site de compras pela internet do Brasil)

Abec 11
Earthwing
Landyachtz
Rayne
Sector 9


•••


Com informações da Wikipedia.


Pesquisar preços de peças e longboards completos no Mercado Livre.




Receba por e-mail