Onde comprar ouro

Onde comprar ouro. Como comprar ouro. preço do ouro. Cotação do ouro. Cotação do grama de ouro. Preço do ouro hoje. Quero investir em ouro


O ouro é mais acessível ao investidor do que se pode supor. Os pequenos investidores podem começar a investir em ouro com cerca de 70 reais, comprando o metal no mercado de balcão. Para os mais sofisticados, há contratos na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), que exigem um investimento mínimo superior a 10.000 reais.

Como comprar ouro na bolsa de valores

Um dos locais onde se pode comprar ouro é na bolsa de valores. Para isso, a primeira medida é abrir uma conta em uma corretora de valores. Uma vez cadastrado, o investidor requisita a compra do metal por meio da corretora. Na BM&F, os contratos são negociados em lotes-padrão de 250 gramas de ouro. Não é possível comprar, por exemplo, 100 gramas de ouro. O aplicador só pode adquirir lotes inteiros – um lote (250 gramas), dois lotes (500 gramas), e assim por diante.

Hoje (06/04/2010), com o preço do ouro na casa do R$ 68, um lote padrão de 250 gramas sairia por cerca de R$ 17 mil.

Depois da compra, o investidor tem duas opções. A primeira é deixar o ouro guardado na bolsa ou em algum banco cadastrado pela bolsa para tanto. Quem guarda o ouro é chamado de custodiante, e cobra uma taxa por isso (custódia + seguro). Isso custa de 7 a 10 reais por lote-padrão. A outra opção é receber fisicamente o ouro - isto é, literalmente pegar as barras. Nesse caso, o principal inconveniente é a segurança.

Outro custo envolvido na compra de ouro é o pagamento pelos serviços da corretora. Ao dar a ordem de compra, é preciso desembolsar de 0,5% a 0,8% do valor total envolvido na transação, em média.

Como vender ouro

Para vender o ouro, o investidor passará por uma de duas situações. A mais complicada é ter recebido fisicamente as barras. Neste caso, para voltar a vender o metal na BM&F, precisará primeiro contratar uma empresa especializada em certificar a qualidade e a autenticidade do metal, a fim de evitar fraudes. Na média, esses especialistas cobram 2% do valor envolvido. Com o certificado de autenticidade, procura sua corretora, dá a ordem de venda e, uma vez fechado o negócio, entrega o metal em algum banco combinado.

Se o ouro ficou todo o tempo sob custódia da bolsa ou de alguma instituição, o caminho é mais simples. Basta ligar para a corretora e mandar vendê-lo. Em qualquer situação, haverá o custo da corretora – novamente, os 0,5% a 0,8% do valor total. O investidor recebe pela venda no dia seguinte ao fechamento da operação.

O único imposto pago por quem compra ouro é o Imposto de Renda. A alíquota é de 15% sobre o lucro das operações. Cabe à pessoa a tarefa de declarar o ouro à Receita Federal.

Como comprar ouro no mercado de balcão

Para quem não tem muito dinheiro para comprar ouro, a alternativa é aplicar no chamado mercado de balcão. Nesse mercado, é possível investir em qualquer quantidade de ouro – até mesmo em um grama. Esse mercado é formado por corretoras especializadas em negociar ouro. Pelas regras do Banco Central, para evitar lavagem de dinheiro, só é possível comprar até 10.000 reais em dinheiro. Acima disso, somente por depósito bancário.

Comprar ouro no balcão é como comprar dólar na casa de câmbio: não há uma taxa de corretagem. O lucro da corretora vem da diferença entre o preço que ela paga pelo metal e aquele pelo qual o revende ao investidor. A desvantagem nessa operação é que, geralmente, o ouro comprado no balcão é entregue na hora ao comprador. Aí surge o risco de assaltos. Para compensar o risco, é recomendável fazer um seguro do ouro, além de alugar um cofre no banco.

Para vender o ouro comprado no mercado de balcão, terá de transportá-lo novamente até a corretora especializada. O pagamento é feito à vista.


•••

Fonte: Portal Exame

Mais matérias sobre compra e vende de ouro:
Aplicar em ouro é rentável?
Ouro foi o melhor investimento em abril/2010
Aprenda como investir o seu dinheiro

E, para ver o preço do grama do ouro atualizado todo dia, CLIQUE AQUI.




Receba por e-mail